segunda-feira, 30 de março de 2009

Aprendendo com as cagadas da vida

Quem não gosta de acordar de bom humor? Alegre, feliz? Ô, coisa boa. Mas cuidado, meus caros. Muito cuidado. Acordar alegre e ficar de bom humor pode ser bom, mas permite que o destino daquele dia esconda inúmeras armadilhas, que acabam aniquilando o bom humor da mesma forma que o sal aniquila a lesma e a cerveja em excesso aniquila o bom senso estético de qualquer pessoa.

Eu conheço um rapaz que, certo dia, acordou num bom humor quase insuportável. O negócio era tamanho que ele ficou mais cego que um morcego sem olhos, o que não lhe permitiu ver as armadilhas que o destino preparou naquele dia.

Seu nome é Pequeno Garoto.

Ele estava indo para a faculdade numa tarde ensolarada e louca de buena. Estava tão bem humorado que o porteiro da faculdade quase chamou o manicômio ao vê-lo cumprimentar um carro vazio. É que ele achou que uma gostosinha da outra turma estava ali. Não estava. Olha aí uma das armadilhas do destino.

Então ele se direcionou para a sala onde trabalhava. Nesta sala estavam um colega e seu professor, conversando sobre assuntos pouco... usuais, digamos. Eis o cenário perfeito para a mais perfeita armadilha do destino.

Pequeno Garoto abriu a porta estampando um sorriso radiante e ouviu a conversa travada entre colega e professor.

- ... então ela tentou o suicídio - revelou o professor, para continuar -, mas não conseguiu. Ela foi se enforcar, mas pegou uma corda muito fraca. A corda arrebentou e ela caiu no banheiro, se machucou toda. E não foi a primeira vez que ela tentou. Nunca dava certo.

Percebam que Pequeno Garoto pegou o bonde andando. Como estava estupidamente bem humorado, fez a mais absoluta questão de sentar na janelinha do tal bonde. Com a sua habitual delicadeza, semelhante a um hipopótamo em queda livre ameaçando uma loja de cristais, resolveu se meter no assunto.

- Puta que pariu, mas que incompetência hein? Sério, tentar se matar um monte de vezes sem sucesso é incompetência demais. E a corda ainda arrebentou? Mas que burrice do inferno, vaitimbora. Quem é a estúpida que vocês estão falando?

Antes de continuar, um adendo: sempre que conta essa história, Pequeno Garoto tenta se defender, ainda que mentalmente. Getúlio Vargas cometeu suicídio, Vladimir Herzog e Salvador Allende foram brutalmente suicidados. Eva Braun, a esposa do vegetariano Hitler, tentou se matar diversas vezes e nunca conseguiu. Pequeno Garoto faz faculdade de História, logo nada mais natural do que imaginar que o colega e seu professor comentavam sobre alguma personagem histórica, certo?

Errado. Completamente errado. Ainda mais depois que o professor respondeu a Pequeno Garoto quem era a mulher em questão:

- Minha mãe.

E Pequeno Garoto desejou que um asteróide pousasse sem nenhuma suavidade na sala.
blog comments powered by Disqus